De 6 a 14 de Janeiro, vivemos a Missão sem fronteiras, experiência de evangelização, na paróquia Nossa Senhora da Piedade em Belo Oriente, cidade da diocese de Coronel Fabriciano e Itabira (MG).
Cerca de 120 pessoas (missionários e jovens do GimVi) dedicaram o tempo das férias para viver uma semana de evangelização e anúncio da Palavra de Deus.
A paróquia que visitamos é organizada em 4 setores principais e 24 comunidades. O pároco, pe. Luis Carlos, acompanha há 12 anos esta realidade, que cresceu também graças ao seu trabalho. Desde logo, fomos acolhidos por ele, que esteve presente conosco ao longo de toda a preparação e durante o tempo da missão.
A população, cerca de 25.000 habitantes, revelou-se muito simples e acolhedora, animada por uma forte religiosidade.
O lema, Discípulos e Missionários irradiando a luz de Cristo, animou as celebrações e os demais encontros, dando uma cor particular a toda a experiência.
Concretamente, a Missão de Férias se realizou através de várias atividades: visitas porta a porta, encontros de fé para jovens e adultos, atividades com as crianças, oficinas de dança, teatro e arte, celebrações e eventos de multidão, encontros de formação específicos para casais e jovens, show missionário...
Sem nos preocupar com a comida, com o chuveiro de água quente, com a cama confortável, mas confiando unicamente na Providência, fomos ao encontro dos irmãos para partilhar a nossa experiência de Deus, para sermos juntos comunidade, com o coração aberto ao mundo.
Foi uma surpresa perceber o quanto fomos amados através de pequenos gestos: muitas famílias abriram suas casas oferecendo-nos um banho quente, a própria hospitalidade e muito carinho. Muitos leigos engajados na paróquia nos acompanharam constantemente, ao longo da missão. Fizemos experiência daquela frase do Evangelho que diz que quem deixa tudo, receberá o cêntuplo!
Alguns dos jovens missionários expressaram-se da seguinte forma: ”Vendo a simplicidade das pessoas encontradas e percebendo a pobreza de muitas famílias, entendo que sou chamado a dar mais valor ao que tenho e a agradecer pelo que recebi”. Também o povo de Belo Oriente, demonstrou-se grato pela experiência vivida, recorrente foi escutar ”Obrigado por ter trazido vida nova na nossa comunidade”.
No final da missão, foi bonito perceber que vivemos um “encontro” verdadeiro com o povo, com o qual nos sentimos família, e a experiência de um Deus vivo entre nós.
Fortalecidos pela partilha da fé e enriquecidos por um renovado espírito de comunidade, nos sentimos testemunhas da alegria de ser cristãos e desejosos de ser enviados “para que o mundo creia”.
Para ver as fotos, clique aqui.
Veja também:-
Fotos da Pré-missão em Belo Oriente
Postado por Lucas Ribeiro às 18:03
[ 
]