A mensal de hoje foi espetacular: iniciamos o encontro junto ao GimVi Pedro, mantendo a idéia que havia ficado no último encontro de 2007: todos nós somos protagonistas e corresponsáveis pela missão. Todos nós estávamos ansiosos pelas novidades que nos esperam para este ano de 2008 enquanto GimVi, enquanto CMV, entre elas o 1º Encontro Nacional dos GimVi's, rumo ao Meeting Giovani que acontecerá em 2009.
Começando pelas surpresas e expectativas: como todos já sabiam, Pe. Renato e Cristiane Cabral despediram-se do GimVi João e Pe. Sérgio, do GimVi Pedro. A apresentação dos novos coordenadores foi em clima de providência divina e o resultado chegou de kombi: Pe. Valério e Érika, junto ao casal Walber e Claudia unem-se à Paola para levarem o GimVi João para frente, enquanto Pe. Duccio e Cecília estarão ao lado de Pe. Hernando na caminhada do GimVi Pedro.
O encontro também contou, de uma forma muito especial, com a participação - mesmo que por carta - de Pe. Luigi Prandin e Maria Luigia Corona, que fala sobre o início do novo ano, sobre a alegria de encontrar com todos e começar juntos, sendo uma família de todas as idades, o que é um motivo para agradecermos à Deus. Falando sobre o Encontro Nacional dos GimVis, apontam que este é um momento que não é para todos os jovens, mas que é reservado para os jovens que percorrem o mesmo caminho.
Ainda no mesmo discurso, os fundadores da CMV dizem que o fato do Encontro não ser para todos os jovens não é para excluir os outros, mas sim para qualificar quem já está na caminhada GimVi, com o intuito de aprofundar as raízes, ter juntos bases sólidas, força e coragem para que nós sejamos jovens que sejam luz e testemunhas da força de Deus para os outros. Além desses pontos, outras questões foram abordadas por Pe. Luigi e Maria Luigia.
Também fomos guiados à luz da mensagem do Santo Padre Bento XVI, com trechos de seu discurso realizado no Dia Mundial das Missões de 2007. Além disso, foram colocadas quais as formas de levar a Comunidade Missionária de Villaregia para frente e levar o abraço de Deus para o mundo: como nós somos, com o que já estamos fazendo e com os Pontos CMV (proposta que será iniciada neste ano).
Ocorreu o momento do almoço comunitário, seguido de diversas reuniões sobre alguns dos encontros que acontecerão futuramente: destaco entre elas um momento a respeito dos Pontos CMV, que serão melhor aprofundados em um curso que será realizado no início de março. Logo em seguida, os GimVi's se reuniram de forma separada.
Dentro do GimVi João, pudemos partilhar a respeito sobre o que achamos dos novos coordenadores, ressaltando a presença inédita de um casal, além de falarmos novamente sobre o Encontro Nacional. Além disso, todos responderam ao questionário "Eu e a Igreja" que, obviamente, é sobre a relação que todos nós temos com a Igreja, além de realizarmos a escolha das equipes para a caminhada 2008.
Retornando ao momento final com o GimVi Pedro, comemoramos o aniversário de Dola, que apresentou um apanhado dos registros fotográficos de todas as Missões de Férias (Missão Sem Fronteiras) como forma de agradecer à Deus pela vida e pela caminhada com a CMV. Depois, todos comemoraram com o lanche. Finalizando, a Santa Missa foi realizada na matriz de São Sebastião, por coincidência de datas, já que hoje é dia da Missa do GimVi (no segundo domingo do mês).
E pensar que aquilo que escrevi no final do post anterior sobre as expectativas desta mensal, acabou acontecendo, em parte. Por providência divina, não houve interrupção do fornecimento de energia elétrica, o que já foi um alívio. Além disso, a luz da Trindade brilhou forte no dia de hoje, fazendo com que este ano começasse bem para todos nós, da família GimVi. Ou melhor, da família CMV.
Postado por Lucas Ribeiro às 21:14
[ 
]